Praia do Sangava ou Congava, como também é conhecida, é deserta. Uma trilha a mais além da agitada praia do Goés, de onde você terá que partir para chegar lá. 

Acesso

Você pode chegar à praia deserta do Sangava por trilha ou pelo mar. 

Por trilha

Deverá partir da praia do Góes

Leia Mais: Praia deserta Guarujá Praia do Góes

Em meio à mata, procurando com cuidado, no canto esquerdo da praia do Góes, você encontrará a trilha. Esta trilha é classificada como dificuldade média. Fica no morro dos Limões. 

No início o caminho  é bem íngreme, depois, fica mais suave e acentua novamente no final em ladeira bem forte, dá até para descer sentado, escorregando… Imagine a volta. Isto porque você deverá subir um tanto do morro e depois descer.

Quase não há sinalização, é perigoso se perder na mata. Mas para dar certo e chegar ao destino, deverá virar sempre à esquerda em cada bifurcação que se apresentar e são muitas. Melhor e mais seguro fazer esta trilha em grupos grandes. 

Não se recomenda percorrer esta trilha depois da chuva. Toda de terra batida e pontes de madeira improvisadas, fica muito escorregadia e perigosa, especialmente para as pessoas que não são profissionais trilheiros. 

A vista de toda a trilha é fantástica. Tem toda a visão do mar e mais a do continente, cidade de Santos. 

Vale a aventura

Pelo mar

Outro jeito de chegar é pelo mar. Existem embarcações que oferecem viagens até lá

Você desce da embarcação no mar, não há plataforma para desembarcar.  Desce com a água na altura da coxa. E na volta a mesma coisa, vai até esta altura de água, onde o barco que não tem onde atracar, lhe aguarda. 

Quando a maré sobe, não conseguem chegar muito perto da praia pois há risco de encalhar. Quando isto acontece, os barcos nem aceitam a viagem. 

O problema é quando o barco leva as pessoas mas a maré sobe enquanto estão lá. Neste caso o barco não consegue voltar para buscar os passageiros, deverão então voltar a pé pela trilha. Melhor contar com esta possibilidade para  não ser pego de surpresa.

O que levar

Precisa se preparar bem para ir para uma praia deserta. Sugerimos uma lista de coisas necessárias que trarão mais conforto e segurança:

1- Chinelo e tênis. Vá com um e leve o outro. Poderá precisar conforme a situação da trilha.

2- Uma pinça. Leve, não ocupa espaço, mas poderá lhe salvar de belas enrascadas, como um espinho no pé, por exemplo. 

3- Repelente. Imprescindível. 

4- Protetor solar. Nem se fala!

5- Água – leve mais de uma garrafa, sendo uma delas, congelada. Desta forma, terão água fresca durante todo o trajeto. Não há água potável no caminho. 

6- Celular carregado e bateria extra. Difícil achar tomada por lá. 

7- Boné

8- Óculos de sol

9- Canivete – não custa levar e poderá ser de grande utilidade

Praia-do-Sangava-Pinterest-Lugares-para-visitar-praia-praias-paradisiacas.
Praia do Sangava FOTO: Pinterest Lugares para visitar praia – praias paradisíacas

A praia deserta do Sangava

Em seus poucos 90 metros de extensão não lhe falta beleza. 

Faixa curta de areia decorada com lindas e gigantes pedras muito antigas. Conforme a maré, formam uma bela plataforma de mergulho.

Areia grossa e fofa e o mar claro e calmo. Não há ondas para surfar.

Praia-do-Sangava-Portal-Guaruja-de-Turismo-Foto-Acervo-da-Prefeitura-Municipal-de-Guaruja
Praia do Sangava Portal Guarujá de Turismo FOTO: Acervo da Prefeitura Municipal de Guarujá

Existe uma caverna submersa com corais e peixes que habitam na escuridão. Os apaixonados por mergulho amam nadar por lá. Tem também piscinas naturais ótimas para mergulhos rasos.

Na praia deserta do Sangava é permitido acampar. Portanto existe a possibilidade de se deparar com grupos acampando, pode representar um bom agito na praia deserta por não ser tão grande. É bom saber. 

Não há nenhuma infraestrutura. Nada mesmo. Nenhum comércio. Se sua ideia for ficar, deverá levar tudo. Água, comida, primeiros socorros e trazer seu lixo de volta. 

Leia Mais: Quantas praias existem no Guarujá?

Hospede-se aqui no Doral

Depois desta aventura junto à natureza, bom será voltar para o conforto e descansar aqui no Doral

Comece com um bom mergulho em nossa  piscina climatizada. Depois sauna e relaxamento na Jacuzzi. Para terminar a sessão “relax” uma boa massagem

Com as energias repostas, indicamos o jantar no La Vieiras, o restaurante do Doral. Os frutos do mar são sua especialidade, mas conta com um cardápio completo, atendendo a todos os gostos. Mais do que um jantar, uma experiência gastronômica

Depois de um dia completo de aventura e uma noite tão relaxante e agradável, com certeza você terá muitos motivos para voltar. 

Clique aqui e faça sua reserva. 

DORAL-GUARUJA-ILHA-_-CONTINENTE-Fachada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *