A combinação de praia e sol é uma das preferidas dos brasileiros. Mas há um vilão no meio disso tudo: os raios solares!
Esses raios, em excesso, causam diversos problemas e malefícios à saúde humana, podendo ocasionar doenças como o câncer de pele.
E o Brasil, de maneira geral, é um país que recebe bastante a incidência de raios solares, principalmente nas áreas litorâneas.
Você sabe exatamente como se proteger desse mal que vem do sol? Faça uma boa leitura e confira mais explicações sobre o assunto com 5 dicas para se proteger dos raios solares.
Diferenças entre os raios solares UVA e UVB
Antes de tudo, temos que explicar a diferença entre os raios solares UVA e UVB. Esses dois tipos, ao lado do UVC, são produzidos pelo sol. Como são invisíveis, não conseguimos vê-los a olho nu.
Para a nossa sorte, os raios UVC são totalmente bloqueados pela camada de ozônio, não chegando até nós. Já os outros chegam até a nossa pele e afetam bastante a nossa saúde.
Começando pelo UVA, que são raios impactantes durante todo o ano, independentemente da estação. Mesmo com frio, chuva ou neve eles nos atingem, precisando apenas do nascimento do sol. Os raios solares UVA são os responsáveis por deixarem a pele mais morena, com o aspecto bronzeado, pois alcançam uma maior profundidade, chegando até à região da derme.
Já os raios solares UVB são mais intensos, porém, atingem a pele apenas superficialmente. Eles são os responsáveis por causarem vermelhidão e queimaduras, especialmente nas pessoas mais claras. Esses raios têm uma incidência maior no verão e nos horários de pico do sol, que geralmente ocorre das 10h às 16h, quando devemos redobrar a proteção.
Doenças causadas pelos raios solares
A pele é o maior órgão do corpo humano e pode sofrer com diversos problemas, incluindo alguns que são causados pelo excesso de raios solares.
Veja abaixo algumas das doenças desse tipo!
Queimaduras
Começamos por uma das mais comuns: as queimaduras. Elas costumam acontecer quando você vai à praia ou à piscina, fica bastante tempo debaixo do sol e depois começa a ficar com a pele vermelha, ardendo e descamando.
Melasmas
Os melasmas são manchas marrons causadas pela grande exposição aos raios solares em longo prazo. Geralmente, aparecem no rosto, mãos e braços.
Envelhecimento precoce
Outro problema a longo prazo é o envelhecimento precoce da pele, que também é chamado de fotoenvelhecimento, ocasionando o aparecimento de rugas e manchas.
Queratose
A queratose é caracterizada por pequenas feridas vermelhas que nunca saram, provenientes da alta exposição aos raios solares. Apesar de não haver sérios riscos à saúde, elas possuem 20% de chance de levar a um câncer de pele.
Câncer de pele
Possivelmente a doença mais séria que pode ocorrer. Esse câncer costuma surgir a partir de lesões escuras e outras alterações na pele, quando a exposição aos raios é frequente e não há proteção.
5 dicas para se proteger dos raios solares
Pois bem, agora que você já entendeu o perigo dos raios solares, é hora de ver como se proteger deles. Para isso, separamos 5 dicas valiosas. Confira!
Uso frequente de protetor solar
Iniciamos pela mais conhecida, mas que é sempre bom ser relembrada. É fundamental usar diariamente um protetor solar que seja adequado ao seu tipo de pele. E isso vale para todos os dias, mesmo quando não formos à praia ou quando o sol não estiver tão forte.
Roupas com proteção UV
Além do protetor, outra forma de se proteger dos raios solares é utilizando roupas com proteção ultravioleta. Isso mesmo, essas roupas tecnológicas bloqueiam até 98% dos raios, ao mesmo tempo que permitem que a pele respire. Apenas tome cuidado na compra, sempre conferindo a qualidade do material.
Bonés, chapéus, óculos de sol e outros acessórios
E não são só as roupas, mas os acessórios também são muito bem-vindos no combate aos raios solares. Às vezes, eles são lembrados apenas como itens de moda, mas ajudam bastante a proteger o couro cabeludo, no caso dos bonés e chapéus, e a visão, no caso dos óculos de sol.
Evitar a exposição em horários críticos
Sabemos que nem sempre isso é possível, mas, principalmente para pessoas com a pele mais clara, crianças e idosos, é essencial evitar os horários de pico do sol em dias quentes, onde os raios solares estão mais intensos. A sua saúde agradece!
Consumo de vitaminas, suplementos e nutracêuticos
Para terminar, não podemos esquecer do consumo de vitaminas, suplementos e nutracêuticos. Isso porque algumas substâncias colaboram como reparadores naturais para lesões da pele, especialmente as vitaminas do grupo E, C e B3. Consulte o seu médico ou dermatologista e avalie se essa ingestão é válida para o seu organismo.
Curta o litoral se protegendo dos raios solares
E aí, gostou de entender mais sobre os raios solares? Como vimos, não precisamos deixar de aproveitar a praia ou a piscina, basta fazer isso com os cuidados e proteções necessárias.
No Doral Guarujá, você tem essas duas opções para a diversão da sua família! Nosso hotel fica localizado bem em frente à Praia da Enseada, enquanto a piscina fica à disposição dos hóspedes diariamente até às 21h.
E não é só isso! Para se proteger dos raios solares, temos uma boutique aberta das 9h às 17h, com diversos itens e acessórios personalizados para você curtir o calor de maneira segura.
Além disso, o Doral Guarujá também é um hotel pet friendly, recebendo o seu “aumigo” com todo o conforto e atenção que ele merece. Contamos com ambientes exclusivos para os pets, como o apartamento pet, solarium e bar dos pets, para um momento de lazer. Verifique todas as regras e políticas pet friendly.
Para fazer sua reserva e aproveitar tudo isso e muito mais, basta fazer uma simulação de valores de diárias em nosso site. Clique aqui e faça agora mesmo!