Você é daqueles que, além da praia e do sol, curte um passeio diferente? Então irá adorar conhecer os museus da Baixada Santista!
A região, que conta com a primeira cidade do Brasil (São Vicente), está repleta de história e tradição, contada de uma maneira atraente para todos os públicos.
No texto de hoje, separamos alguns dos principais museus da Baixada Santista para você colocar no seu roteiro de viagem. Vamos conhecer?
Aproveite o texto e faça uma boa leitura!
Comece pelo Museu do Café
Nosso passeio pelos museus da Baixada Santista começa pelo Centro Histórico de Santos, onde encontramos o Museu do Café, localizado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café.
Inaugurado em 1998, ele é um dos principais pontos turísticos da cidade, buscando preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo, por meio de documentos, objetos, exposições, programações culturais, recursos audiovisuais e outras atividades, que demonstram a importância da bebida durante toda a história até os dias de hoje.
Lá, você irá encontrar diversos ambientes que se destacam entre todos os museus da Baixada Santista, os principais deles são o salão do pregão, composto por uma mesa principal e setenta cadeiras, onde eram realizadas as negociações das sacas de café, e também a cafeteria do museu, referência na comercialização do produto, contando com diversas opções que trazem o café como principal ingrediente e ainda uma variedade de grãos de diferentes lugares.
Portanto, se você gosta de história e ama um bom cafezinho, precisa conhecer o Museu do Café, aberto de terça a domingo.
A história do rei no Museu Pelé
Um passeio indispensável para os amantes de futebol é conhecer o Museu Pelé!
Assim como o Museu do Café, ele também está localizado no Centro Histórico de Santos, sendo uma ótima opção para você conhecer dois dos maiores museus da Baixada Santista no mesmo dia.
O lugar conta com camisas, chuteiras, bolas, troféus, documentos, premiações e outros itens do acervo pessoal do “Rei do Futebol”, além de atividades interativas e uma loja.
O visitante verá uma verdadeira linha do tempo do atleta, desde seu nascimento na cidade mineira de Três Corações até sua chegada ao Santos Futebol Clube e à Seleção Brasileira, onde conquistou o mundo e se tornou ídolo mundial.
O museu fica no antigo Casarão do Valongo, que já abrigou a Prefeitura Municipal de Santos, sendo completamente reformado antes da inauguração em 2014, que contou com a presença de Pelé. O local abre de terça a domingo.
A vida marinha no Museu de Pesca
Próximo à travessia da balsa de Santos-Guarujá, fica nossa próxima atração entre os museus da Baixada Santista. Estamos falando do Museu de Pesca!
Esse é um museu histórico e imperdível para quem curte a vida marinha. Instalado em um imponente casarão do ano de 1908, o local busca disseminar conhecimento e informações sobre o ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração dos recursos marinhos em todo o mundo.
Seu acervo possui exemplares de diversas espécies de peixes, aves, crustáceos e mamíferos marinhos, além de areias, conchas de moluscos, maquetes de embarcações, obras artísticas, equipamentos de pesca e outros itens.
Porém, o que mais chama a atenção é um esqueleto da baleia-fin (Balaenoptera physalus) com 23 metros de comprimento, 193 ossos e 7 toneladas, que encalhou em uma praia de Peruíbe em 1941. Existem ainda os exemplares de uma raia, uma lula-gigante e até de um tubarão.
Por tudo isso, o Museu de Pesca é um dos principais museus da Baixada Santista, abrindo de quarta a domingo.
O Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
Para encerrar nosso roteiro entre os principais museus da Baixada Santista, uma opção com muita história localizada no Guarujá: o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande!
Também chamado de Fortaleza da Barra Grande, o lugar foi construído em 1584 para proteger a Vila de Santos das invasões piratas. Já em 1964, o local foi reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.
Atualmente, o espaço se divide em 6 ambientes, que contam com exposições, cursos, palestras, seminários, oficinas, espetáculos, cafeteria e um acervo rico em peças arqueológicas encontradas na Fortaleza e seu entorno.
Para os visitantes que saem de Santos, é possível chegar diretamente de uma embarcação que parte da Ponta da Praia, bairro da cidade onde está o Museu de Pesca.
O Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande fica aberto de terça a domingo, sendo uma ótima opção para seu passeio entre os principais museus da Baixada Santista.
Visite os principais museus da Baixada Santista hospedado no Doral Guarujá!
O que achou de conhecer alguns dos principais museus da Baixada Santista?
E olha que nossa lista contemplou apenas 4 locais, pois estamos falando de uma região com muita história e tradição.
Venha conhecer e visitar a Baixada Santista ficando hospedado de frente para a melhor praia da região, no Doral Guarujá!
Temos tudo que você precisa para satisfazer você e sua família, incluindo o seu pet!
Clique aqui e fale com nosso atendimento 24h para fazer sua reserva agora mesmo. Esperamos por você!