A Ilha dos Arvoredos é um daqueles paraísos que pouca gente ainda conhece. 

Um dos fatos que levou a isso é que ela era totalmente fechada para visitação do público geral até 2021, funcionando apenas como um local para iniciativas científicas e de preservação

Mas já dá pra visitar e aprender muito sobre a Ilha dos Arvoredos, sabia? E é sobre isso que iremos falar no texto de hoje!

Prepare sua mochila e venha com a gente neste passeio. Faça uma boa leitura!

A história da Ilha dos Arvoredos

Não tem como falarmos da Ilha dos Arvoredos sem mencionar Fernando Eduardo Lee (1903-1994), engenheiro mecânico e ambientalista.

Tudo começou em 1950, quando ele recebeu da Marinha Brasileira uma autorização de concessão do lugar para realizar pesquisas científicas. 

 

Ilha dos Arvoredos: conheça um patrimônio histórico ambiental!
Foto: Fundação Eduardo Lee/Divulgação

Fernando projetou o que seria uma ilha privativa autossustentável em energia e água potável, a partir de um sistema de captação de água da chuva. E foi isso o que aconteceu entre os anos 50 e 60, com a Ilha dos Arvoredos se tornando referência em tecnologias sustentáveis em 1970.

Hoje, além das tecnologias sustentáveis, a Ilha dos Arvoredos reúne preservação de recursos para futuras gerações e um acesso único à história, ciência, cultura e lazer, sendo um grande laboratório a céu aberto. Sem contar no visual e experiência magnífica de visitar um lugar encantado pela natureza

Características da Ilha

Com 36 mil metros quadrados de área, a Ilha dos Arvoredos fica a 1,6 km da Praia de Pernambuco, localizada na cidade do Guarujá/SP, que é possível ser avistada de lá. 

Ao longo de sua história, o lugar já teve diversos nomes, como: Ilha Encantada, Ilha do Sonho, Ilha do Arvoredo (no singular) e Shangri-Lee. Originalmente, o local era somente uma grande rocha, que foi recebendo intervenções de engenharia a partir do projeto de Fernando Lee. Foram adicionadas também areia, árvores e plantas de diferentes partes do mundo. 

Outro detalhe curioso da Ilha dos Arvoredos: seu único e exclusivo acesso se dá por uma gaiola anexada a uma plataforma de guindaste de 12 metros de altura, cujo apoio é uma estrutura de concreto de cerca de 80 toneladas que tem o formato de uma fênix, característica de Lee, que gostava de unir a engenharia, a arte e a arquitetura. 

Ilha dos Arvoredos: conheça um patrimônio histórico ambiental!
Foto: Ilha dos Arvoredos/Divulgação

Ao todo, são 97 obras de engenharia de portes variados, com destaque para uma piscina de água salgada, a história do primeiro painel solar da América Latina e uma adega climatizada pelo vento.

Informações importantes sobre o passeio na Ilha dos Arvoredos

Se você está gostando do que está lendo e já pretende colocar a Ilha dos Arvoredos no seu roteiro turístico, é preciso atentar-se a algumas informações importantes. 

O passeio à ilha tem caráter exclusivamente educativo, sendo uma visitação ecoturística guiada, então guarda-sóis, cadeiras de praia, coolers e outros itens são proibidos. 

As visitas podem ser agendadas aos finais de semana, com saídas aos sábados ou domingos às 9h30, 10h30, 12h30 ou 13h30. O embarque acontece onde é feito o check-in da visita, no Restaurante O Farol. Endereço: Estrada Bertioga, 1946 – km 7 – Praia do Perequê – Guarujá/SP.

Por se tratar de um destino turístico que está no meio do mar, as condições de visitação estão totalmente atreladas à situação do tempo. Portanto, é possível que cancelamentos ou reagendamentos ocorram em datas bem próximas da sua visitação à Ilha dos Arvoredos.  

Ilha dos Arvoredos: conheça um patrimônio histórico ambiental!
Foto: Portal Guarujá de Turismo/Divulgação

O passeio dura cerca de duas horas e inclui uma visita guiada na ilha, exposição com as fotografias do acervo histórico e uma volta de barco de aproximadamente 20 minutos pela Praia de Pernambuco e Praia do Perequê. 

Para agendar sua visita, basta entrar em contato pelo WhatsApp da Ilha dos Arvoredos, clicando aqui

Agende seu passeio na Ilha dos Arvoredos hospedado no Doral Guarujá!

Curtiu conhecer um pouco mais sobre a Ilha dos Arvoredos?

Além de ser um passeio extremamente educativo, visitar a ilha oferece um contato único com a natureza, conhecendo a história de um lugar que virou referência em ciência e sustentabilidade.

Antes de agendar sua visita à Ilha dos Arvoredos, faça sua reserva no Doral Guarujá, um hotel que oferece a excelência no conforto e atendimento que você merece. 

Clique aqui e fale com nosso atendimento 24h para tirar suas dúvidas ou reservar conosco agora mesmo. Esperamos por você! 

 

Ilha dos Arvoredos: conheça um patrimônio histórico ambiental!
Hotel Doral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *