A Balsa Santos-Guarujá apresenta o maior volume de passageiros/veículos do mundo. Leia o texto e saiba mais.
Balsa Ao vivo:
Necessidade primeira
A Balsa se apresentou como a melhor solução para a travessia Santos-Guarujá. Porquê?
O fluxo de embarcações que passa pelo canal no sentido do Porto de Santos, é tão expressivo que não seria viável a construção de uma ponte.
Houve até um projeto para construção de um túnel, abaixo do nível do mar. Foi concluído o projeto mas não se tem notícias da sua continuidade. Seu custo seria estratosférico. E teria mais um risco. Os navios que por lá passam são tão gigantescos que, por vezes, para que não encalhem, se faz necessário cavar o fundo do canal para permitir a passagem. Havendo ali um túnel submerso seria um risco enorme de atingir sua construção.
Um pouco da história
As primeiras lanchas a vapor que transportavam passageiros entre Santos e Guarujá, foram construídas na Holanda, seus nomes: “Cidade de Santos” e “Cidade de São Paulo”. Foi o primeiro serviço formal de transporte de passageiros, no canal do estuário.
Em 1910 os serviços foram transferidos para o cais frontal à Alfândega de Santos e ao longo dos anos passou por inúmeras reformas.
Balsa para carros enfim chegou!
O sistema de travessia de carros foi inaugurado, solenemente, em 19 de janeiro de 1918, com a importante presença do presidente do Estado de São Paulo, dr. Altino Arantes, acompanhado por grande comitiva.
Dr. Altino Arantes e comitiva vieram de trem, após desembarque seguiu, no automóvel da Câmara de Santos, pela praia do Gonzaga, até o embarque no Ferry-Boat, todo enfeitado para o evento tão importante. A travessia foi feita em 5 minutos quando então se dirigiram ao Grande Hotel. Lá, inúmeras famílias da alta sociedade paulista e santista se reuniram em festa para comemorar tão importante inauguração.
A Balsa FB-1
A FB-1 foi a primeira a atravessar os 400 mts entre a Ponta da Praia e o Guarujá. Toda estruturada em madeira suportava até 6 automóveis.
Com o grande aumento da demanda, as FB-2, 3, 4 e assim por diante vieram. A partir de certo momento, não mais de madeira mas de aço advindo de sucatas de guerra. Comportavam então 5, 6, 7, 8 até 20 carros.
Anos 60 para frente
As balsas dos anos 40 foram mantidas até 1962 quando vieram as FBs 9, 10 e 11, com novos sistemas de propulsão.
Nessa época a cidade explodiu em número de frequentadores. Houve conflito, pois as Balsas não transportavam pedestres, foi proibida as suas travessias. Os pedestres continuaram a transitar de maneira irregular durante mais de um ano. Neste momento a lancha Itapema começou a operar gratuitamente para atender os pedestres, da Ponta da Praia até o Guarujá.
Em 1980 o sistema de balsas ganhou plataformas flutuantes de aço.
As Balsas Santos-Guarujá hoje
Hoje, este trajeto é feito por embarcações que transportam em média 30 veículos de passeio em cada viagem.
A distância de 400 metros que separa as duas cidades é percorrida em aproximadamente 5 a 7 minutos.
Este trajeto apresenta o maior fluxo de veículos do mundo nesta categoria, com média de 23 mil carros por dia!
O atendimento acontece 24 horas, mas as balsas operam todos os dias da meia-noite até às 23:30h.
A espera para a travessia Santos Guarujá é em média de 15 minutos.
Papel importante das Balsas nas vidas de todas essas pessoas. As embarcações funcionam sempre em sua capacidade máxima para dar conta de todo este fluxo.
Alternativa pela estrada
O trajeto para chegar no Guarujá a partir de Santos pode também ser feito pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, também conhecida como Piaçaguera-Guarujá, uma das maiores e mais importantes do estado.
Leia Mais: Rodovia Cônego Domenico Rangoni
Precisavam desafogar as balsas, construíram então esta rodovia na década de 70, que ligava o continente à Ilha de Santo Amaro, Guarujá. Possui 30 km de extensão e atravessa o complexo petroquímico do Cubatão.
Interessante saber que por ter sido construída em região de mangue, esta estrada consumiu terra suficiente para encher o estádio do Maracanã, o maior do Brasil! Foram aproximadamente 20 mil viagens de caminhão transportando em cada uma, 10 toneladas de terra.
Hoje esta rodovia é administrada pela concessionária Ecovias.
A travessia por Balsa, como falamos antes, demora em média 5 a 7 minutos. Pela estrada, 44 minutos. Os 400 metros que separam as duas cidades pelo canal, se alongam para 57 km pela rodovia.
Preços para travessia
Leia Mais: Travessias Automóveis Santos-Guarujá
Os preços para travessia, são os mesmos durante toda a semana, funcionam assim:
Carros de passeio: R$ 12,30
Motos: R$ 6,20
Automóveis ou Caminhonete com reboque: R$ 24,70
Ônibus e Caminhões: R$ 43,30
Bicicleta e seu condutor: grátis
Pedestre: R$ 3,10
O pagamento só pode ser feito em dinheiro ou cobrança automática (Sem Parar, Conectcar, etc.). Cartões e boletos para pagamento futuro não são aceitos.
Local da travessia
Santos: Praça Gago Coutinho, 525
Guarujá: Av. Ademar de Barros, 3.300
Hotel Doral
Ao hospedar-se no Doral, poderá viajar na Balsa Guarujá-Santos. Vale muito o passeio.
Um cenário natural e muita história farão desta oportunidade inesquecível.
Depois, ao voltar para o Doral é só relaxar no SPA, fazendo uma bela massagem, ou na piscina. A noite, um delicioso jantar no La Vieiras.
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Até breve!
gostaria de saber o valor das diártias.
Prezado Antônio,
Nosso tarifário é flutuante, por gentileza faça a simulação direto em nosso motor de reservas! Esperamos por você!